segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Saga Aristarco de Samos...2

Prezados leitores, conforme prometido no último blog, estou de volta para esclarecer quem foi Aristarco de Samos.

Aristarco foi um matemático nascido na Grécia, precisamente na cidade de Samos, por volta de 310 a.C.. Diferente dos outros estudiosos do Universo, ele achava que a Terra não era o centro de tudo e sim o Sol. Estas teorias revolucionárias fizeram com que Aristóteles, sua patota e a Igreja Católica não ficassem satisfeitos, e por muito pouco o pobre Aristarco não virou cinza. Vale esclarecer que naquela época àqueles que iam à contramão da moda (Geocentrismo) e da Igreja morriam queimados na fogueira da Santa Inquisição (também chamada de “queima de arquivo”).

Mais tarde, um camarada chamado Nicolau (também conhecido como Copérnico) que era astrônomo e matemático, provou com base nos estudos de Aristarco, que na verdade o Sol era o centro e os planetas orbitavam a sua volta (Heliocentrismo).  Ainda um pouco confuso, o modelo de Copérnico foi expandido e melhorado (upgrade) por Kepler que se utilizou da teoria da lei da gravitação Universal do tal de Isaac Newton.

Para finalizar, gostaria de ressaltar que todos os cálculos necessários ao lançamento de satélites e veículos espaciais fundamentam-se, até hoje, nos conhecimentos acerca do heliocentrismo estabelecidos à época de Kepler, Newton e outros não citados.

Vale lembrar, que apesar de toda a resistência oferecida pela Igreja, que naquela época era quem representava a diferença entre viver e morrer, estes homens que eram taxados como revolucionários pelas suas ideias jamais desistiram, isto porque, eles acreditavam que suas teorias mudariam o mundo... 

...e como mudaram.



Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário