A
avaliação foi e ainda é considerada uma polêmica dentro do processo
ensino-aprendizagem. Esta deve ser um processo contínuo, sistemático, funcional
e integral.
Ela
é inerente ao trabalho do professor, onde verificar, julgar e acompanhar o
rendimento dos alunos, é que demonstram o resultado do ensino. No entanto esta
colocação de grande responsabilidade é vista de forma reducionista pela maioria
dos professores, de forma que, no ensino de forma geral a avaliação se torna
mais um processo de tortura para o aluno, havendo cobranças tal, que a
preocupação do aluno é apenas de conseguir nota e seguir em frente.
Na
realidade, o ideal seria que a aquisição do conhecimento culminasse com o processo
avaliativo e para a aplicação deste, com isso, precisaríamos que o professor
tivesse o foco único e exclusivamente no processo de ensino e aprendizagem,
tirando de sua responsabilidade a preparação/correção de provas.
Num
mundo onde a tecnologia está invadindo todas as esferas da ação e da
comunicação humana, foi desenvolvido um tipo de avaliação digital que utiliza
um programa que permite elaborar questões de múltipla escolha com correção
automática.
Observando
as características deste programa na realização das avaliações e o que pode ser
feito em papel, é que o sistema digital registra e armazena questões,
gabaritos, respostas dadas pelos alunos, suas produções e até suas notas, sendo
possível que esses registros (salvo exceções) sejam vistos por diferentes
pessoas, tais como o aluno, o professor, o coordenador e o diretor da
instituição.
Com
base nos registros é que o professor observará o que cada aluno aprendeu, se estudou,
se trabalhou com empenho ou se foi além do que era esperado, e é com base na
observação dos registros que todos os envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem terão subsídios para saber o que fazer para se aprimorar sempre.
Como
se pode observar, a utilização da avaliação digital com intuito de avaliar o
ensino e a aprendizagem irá intervir na melhoria da formação dos alunos e dos
orientadores de um modo geral, e muito mais do que isso, será também, uma
mudança de objetivos pedagógicos e um passo para o futuro do ensino.
Até a próxima...
Até a próxima...
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