sexta-feira, 7 de junho de 2013

Avaliação Digital

A avaliação foi e ainda é considerada uma polêmica dentro do processo ensino-aprendizagem. Esta deve ser um processo contínuo, sistemático, funcional e integral.

Ela é inerente ao trabalho do professor, onde verificar, julgar e acompanhar o rendimento dos alunos, é que demonstram o resultado do ensino. No entanto esta colocação de grande responsabilidade é vista de forma reducionista pela maioria dos professores, de forma que, no ensino de forma geral a avaliação se torna mais um processo de tortura para o aluno, havendo cobranças tal, que a preocupação do aluno é apenas de conseguir nota e seguir em frente.


Na realidade, o ideal seria que a aquisição do conhecimento culminasse com o processo avaliativo e para a aplicação deste, com isso, precisaríamos que o professor tivesse o foco único e exclusivamente no processo de ensino e aprendizagem, tirando de sua responsabilidade a preparação/correção de provas.

Num mundo onde a tecnologia está invadindo todas as esferas da ação e da comunicação humana, foi desenvolvido um tipo de avaliação digital que utiliza um programa que permite elaborar questões de múltipla escolha com correção automática.

Observando as características deste programa na realização das avaliações e o que pode ser feito em papel, é que o sistema digital registra e armazena questões, gabaritos, respostas dadas pelos alunos, suas produções e até suas notas, sendo possível que esses registros (salvo exceções) sejam vistos por diferentes pessoas, tais como o aluno, o professor, o coordenador e o diretor da instituição.

Com base nos registros é que o professor observará o que cada aluno aprendeu, se estudou, se trabalhou com empenho ou se foi além do que era esperado, e é com base na observação dos registros que todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem terão subsídios para saber o que fazer para se aprimorar sempre.

Como se pode observar, a utilização da avaliação digital com intuito de avaliar o ensino e a aprendizagem irá intervir na melhoria da formação dos alunos e dos orientadores de um modo geral, e muito mais do que isso, será também, uma mudança de objetivos pedagógicos e um passo para o futuro do ensino.

Até a próxima...

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