terça-feira, 11 de junho de 2013

Avaliação Digital 2

Esta semana eu recebi um telefonema de um amigo que leu o texto escrito por mim sobre “Avaliação Digital”. O intuito da ligação foi para me dizer que, entre outras coisas, apesar de ter entendido o cerne da questão, o texto estava muito sintético dado à profundidade do tema.

Naquele momento eu retruquei a argumentação, sob a alegação de que apesar de saber que este tema é muito amplo, polêmico e cheio de vertentes, eu não poderia ser tão minucioso a ponto de torna-lo enfadonho com tantos detalhes.

Mais tarde enquanto retornava para a minha residência fui pensando nas palavras do meu amigo, e cheguei a conclusão que ele estava certo ao se referir a minha forma sintética de conduzir um assunto tão complexo. Ainda no decorrer do caminho de volta para casa, percebi que o título “Avaliação Digital” também não representava muito bem aquilo que eu na realidade tentei transmitir anteriormente, visto que no meu íntimo a avaliação era apenas uma peça num conjunto de engrenagens cuidadosamente moldadas.

Na verdade eu gostaria de esclarecer que o foco do texto é o aprendizado, tanto por parte dos alunos como por parte dos educadores. A avaliação digital neste caso é um simples instrumento de aferição. Ela servirá, a meu ver, como uma ferramenta que auxiliará os envolvidos (educadores e educandos) neste longo processo de desenvolvimento pedagógico.

Depois de formada uma base com as informações da vida escolar dos alunos, esta servirá como estudo e viabilizará o aprimoramento tanto deles (alunos) como dos demais envolvidos no processo de ensino (educadores, coordenadores, diretores, etc.). Mas para que isso aconteça é necessário que exista uma mudança no formato/conceito de avaliação. (vide texto anterior)

Com isso implementado, ambos (aluno e mestre) convergirão para o aprimoramento contínuo subsidiado pelos padrões elaborados à custa de uma base sólida de registros que estarão sempre em consonância com as eventuais mudanças no ensino.


Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário